Glossário do OOH: a linguagem dos anúncios publicitários de rua

Assim como muita coisa da área da publicidade, o mercado de anúncios publicitários tem muitas palavras em inglês, muitas siglas e muitos termos técnicos que só costumam ser claros para quem trabalha com isso há algum tempo. O próprio conceito de OOH já cai nesse estereótipo: é em inglês, é uma sigla e muita gente não entende bem do que se trata.

Mas na Mobees a gente acredita que, para você ter a liberdade de criar as suas estratégias de marketing da maneira mais descomplicada possível, a gente precisa descomplicar a comunicação. Então, vem com a gente entender o glossário do OOH, que vai ficar à disposição para você revisitar e consultar. 

Dicionário básico do OOH

OOH

Vamos começar pelo começo? O próprio nome desse tipo de mídia pode causar confusão em quem não está muito acostumado a investir nesses canais de comunicação ainda.

OOH é uma sigla para Out of Home. É assim que a indústria da mídia se refere a anúncios publicitários feitos nas ruas, em displays variados, que podem ser digitais ou analógicos.

Alguns dos formatos de OOH são os outdoors, os anúncios em pontos de ônibus, os relógios de rua e, claro, as telinhas inteligentes da Mobees, que circulam pela cidade sobre os carros dos aplicativos de mobilidade.

DOOH

O "D" nesta sigla vem da palavra "digital". Por isso, quando citamos o DOOH estamos afunilando um pouco a conversa: falamos apenas dos displays que oferecem uma veiculação de anúncios publicitários com mais tecnologia, em oposição àqueles que são estáticos e sem nenhum tipo de programação.

Alguns exemplos de DOOH são os relógios de rua e, novamente, as telas inteligentes da Mobees.

Veicular anúncios

Veicular é o mesmo que colocar os anúncios publicitários no ar e exibi-los pela cidade.

Impressão

A impressão é a exibição dos anúncios publicitários para os usuários. É contabilizada uma impressão toda vez que o seu anúncio é exibido para uma pessoa. Se a mesma pessoa for impactada pelo seu criativo mais de uma vez, então múltiplas impressões serão contadas.

CPM

Mais uma das siglas que podem dar uma confundida em quem está chegando por aqui. Ela significa Custo por Mil impressões. Ou seja, se o seu CPM é de R$15, então você está pagando esse valor para exibir os seus anúncios publicitários 1000 vezes.

Criativo

É uma forma de se referir à arte, à imagem que será veiculada nos seus anúncios publicitários. É o que as telas da Mobees vão exibir de verdade.

Layout

Outra forma de chamar o criativo. É a arte que será exibida nas telas da Mobees, geralmente feita por um designer (mas não necessariamente).

CTA

CTA é uma sigla para resumir a expressão "call to action", que seria um chamado para ação, em português. Normalmente, anúncios publicitários de maneira geral, não só no OOH, têm CTAs como compre agora, garanta o seu, visite a loja, entre vários outros possíveis.

Alcance

É a quantidade total de pessoas alcançadas por um único criativo de OOH ou por todos os anúncios publicitários envolvidos em uma campanha. 

Campanha de anúncios

Uma campanha é toda vez que você inicia um novo ciclo de veiculações em OOH com um objetivo. É possível, por exemplo, criar uma campanha de anúncios para divulgar o lançamento de um novo produto ou avisar sobre uma nova promoção. 

A campanha pode ser composta de apenas um anúncio ou de vários anúncios publicitários.

KPI

É a versão curta para Key Performance Indicator. Na tradução, indicador-chave de performance. Basicamente, essa expressão se refere àqueles dados que vão ser medidos para determinar se a sua campanha de anúncios atingiu o seu objetivo ou não.

Geolocalização

Quando estamos falando em OOH, a geolocalização é um recurso que ajuda a agregar inteligência aos seus anúncios publicitários. Ela permite identificar onde o seu criativo está sendo exibido e outras informações relacionadas a este local, como o horário, o clima e o trânsito, por exemplo. 

A partir daí, é só soltar a criatividade nos seus anúncios publicitários, aproveitando essas tecnologias, e falamos sobre as 4 formas de usar geolocalização nas suas estratégias de marketing. Vale dar uma lida!

Mídia programática

Esse recurso é uma forma automatizada de comprar e vender veiculação de anúncios publicitários.

Falamos "automatizada" porque ela permite que o cliente insira em uma plataforma informações sobre o público que deseja atingir e algumas outras características da sua campanha de marketing. E, em seguida, um robô irá entender o momento certo para exibir os anúncios publicitários, de acordo com as configurações escolhidas pelo cliente.

No caso das telinhas da Mobees, por exemplo, se você tem um criativo que deve ser exibido apenas na Zona Norte da cidade, o robô é o responsável por garantir que, quando algum dos nossos motoristas entrar na Zona Norte, a sua publicidade esteja entre os exibidos naquela região.

Outra possibilidade ainda é ter anúncios específicos para um contexto. Se os seus anúncios publicitários devem ser exibidos apenas em dias de sol, o robô irá colocá-los para rodar pelas ruas da cidade apenas onde ele identificar que está com clima ensolarado.

Aqui você consegue entender melhor a inovação tecnológica que a mídia programática permite.

Deu pra deixar esses termos todos um pouco mais compreensíveis? Se a sua resposta foi sim, então você está pronto para saber mais sobre as possibilidades que as telas inteligentes da Mobees oferecem para a sua marca. A gente roda a cidade e leva a sua marca com a gente, exibindo seus anúncios publicitários onde você quiser, quando você quiser e pra quem você quiser. Vem saber mais sobre as vantagens de anunciar na Mobees!