4 formas de usar a geolocalização na sua campanha de marketing para OOH

Está criando uma campanha de marketing digital para promoções no seu estabelecimento, novos produtos ou para ganhar o share of mind dos seus clientes no OOH? Então, que tal adicionar uma pitadinha de geolocalização na criação dos seus anúncios publicitários?

A geolocalização é uma forma de aproximar o seu criativo da realidade da audiência e criar novos contextos para a venda. Ficou confuso? Então olha só esse artigo que a gente criou pra te ajudar a explorar ao máximo a geolocalização na sua veiculação com a Mobees! 

Por que apostar em um OOH geolocalizado?

A geolocalização é uma maneira de construir contexto na sua comunicação e mostrar para a audiência que você entende onde ela está e pelo que está passando. Isso ajuda a aproximar a marca do público (criando uma identificação entre as partes), a tornar os seus anúncios publicitários mais atraentes e a aumentar também as chances de conversão. Ou seja, só aspectos positivos!

Mas, para além da percepção do consumidor, a geolocalização também amplia as possibilidades de construção de estratégias de marketing no seu OOH. Quer saber como? Olha só esses exemplos abaixo!

4  exemplos de como usar a geolocalização nos seus anúncios publicitários

Existem diversas possibilidades para usar a geolocalização no conteúdo do seu OOH, tudo é uma questão de deixar a criatividade falar mais alto. Para te dar um empurrãozinho, aqui vão quatro ideias que podem servir de inspiração para os seus anúncios publicitários.

Anunciar as ofertas da região

Imagine que você tem uma loja que vende eletrodomésticos e está com uma promoção focada na venda de televisores. Se na unidade da sua loja na Tijuca só existem mais 3 unidades de um modelo de televisão específico, por que não anunciar as últimas unidades com esse precinho camarada nos arredores?

Assim, você deixa todos os consumidores que estão relativamente próximos do seu negócio saberem que, se conseguirem inserir uma visita ao seu estabelecimento no dia deles, podem voltar para casa com uma TV nova a um preço promocional.

Isso vale para qualquer tipo de oferta: usar a geolocalização para esvaziar os estoques de lojas específicas da sua cadeia é sempre uma boa ideia.

Indicar a proximidade com o seu ponto de venda

Se a sua empresa está lançando um produto novo, que tal anunciá-lo próximo do seu ponto de venda para aumentar a chance de convencer o cliente a se dirigir até a loja? 

Vamos a um exemplo: uma empresa de telefonia que desenvolveu um novo plano de celular, pode rodar os seus anúncios publicitários com a Mobees sempre que os motoristas de mobilidade urbana chegarem perto de uma loja da marca. Assim, a empresa pode avisar ao cliente em potencial que ele está a apenas 50 metros de trocar o seu plano para uma opção mais barata e cheia de vantagens.

O fator da proximidade faz com que o cliente se sinta mais inclinado a sair do seu caminho e se dirigir até a loja, nem que seja para ver se vale a pena a oferta. Afinal, está tão pertinho! E, claro, essa é uma das maravilhas que um OOH móvel pode proporcionar.

Oferecer produtos de acordo com o clima de uma região

Uma das possibilidades da geolocalização é trabalhar com contextos específicos de um bairro ou de uma zona da cidade. Quer ver um exemplo?

Imagine que as telas inteligentes da Mobees detectaram que está fazendo muito sol na Zona Sul do Rio de Janeiro. Então, o nosso OOH móvel pode vincular anúncios publicitários cujos criativos estejam focados em vender óculos escuros, roupas de banho ou barracas de praia, por exemplo. Ou, se a previsão do tempo for de uma tempestade, pode oferecer guarda-chuvas ou capas de chuva para o público que circular pelas ruas da região.

Essa é uma forma de aumentar a possibilidade de compra, já que o OOH vai exibir para o consumidor em potencial justamente um item que ele pode estar precisando. 

Oferecer produtos de acordo com a experiência proporcionada por um local

Ainda seguindo a lógica de oferecer um produto que o seu cliente possa estar precisando, uma maneira de tentar aumentar a sua taxa de conversão é identificar qual é o comportamento dele em cada local que frequenta pela cidade.

Imagine que você pretende veicular seu OOH no Aterro do Flamengo ou na Lagoa Rodrigo de Freitas. Como estes são locais de praticar esportes a céu aberto e bons para fazer um lanche com os amigos, uma boa ideia é veicular nos arredores desses locais os criativos que ofereçam, por exemplo, toalhas de piquenique, raquetes de frescobol ou viseiras para corrida, por exemplo.

E o mais interessante de uma campanha de marketing como essa é que ela pode ser usada para estimular a sua marca na memória do consumidor, de forma que ele faça uma escolha pelo seu produto em outro momento. 

Um exemplo disso seria a divulgação de uma marca de cerveja nos arredores dos principais polos de bares da cidade em uma quinta ou sexta-feira à noite. Justamente quando os clientes estiverem se dirigindo para encontrar os amigos, eles veem o OOH nas telinhas da Mobees anunciando uma gelada e acabam escolhendo beber aquela marca ao chegar no bar. Viu só como um OOH com a geolocalização bem escolhida pode ser sugestivo?

Agora que você já sabe como usar a geolocalização a seu favor, que tal começar a anunciar com o OOH móvel da Mobees? As nossas telinhas inteligentes estão rodando a cidade em cima dos carros de mobilidade urbana e levam a sua marca com a gente. Vem ver as vantagens de anunciar com a Mobees!