Você sabia que as abelhas são definitivas para o equilíbrio ecológico? Pois é, dizem que o mundo não se sustentaria mais 4 anos sem elas, já que levam o pólen de uma flor a outra, permitindo a reprodução da maioria das espécies de frutos e plantas.
As abelhas são também seres sociais, extremamente disciplinadas, trabalhadoras e organizadas, que vivem em colônias. Muito como nós na Mobees (e, como gostamos de ser chamados do jeito correto, fala-se "Mô-bís", ok?).
No próximo mês chegaremos às ruas do Rio e, sem mais delongas, queremos compartilhar um pouco sobre nossa trajetória até aqui e quais são os conceitos por trás do nosso negócio.
Será um prazer te conhecer.
O início de tudo
Começamos nossa jornada movidos pelo propósito de impactar a comunidade, promovendo crescimento econômico e melhorando a vida das pessoas nas cidades.
Foram semanas de investimento diário em um processo intenso de validação. Ideias surgiram e morreram até chegarmos a um problema suficientemente relevante a ser resolvido. Ao final do nosso primeiro mês de trabalho, depois de investigar mercados, tendências e muitos, muitos dados, pairavam no ar os seguintes desafios:
- A questão do achatamento de renda dos motoristas de aplicativos da Gig Economy - assunto que é de interesse do nosso CEO em um nível pessoal;
- O avanço das Smart Cities e o uso de IoT a serviço da qualidade de vida nas grandes cidades - o que particularmente aumentava muito o apetite do nosso CTO;
- O descolamento entre a experiência do anunciante em mídia exterior (OOH) e o boom das mídias digitais e da programática - o que para nossa CMO parecia um completo contrassenso.
Há problemas que não valem a pena serem resolvidos. Há problemas que se resolvem com o tempo. Rapidamente percebemos que esse não seria o caso da Mobees.
Uma solução para três problemas
Após alguns ensaios em modelos de negócios, relacionamos dois dos problemas com esta simples equação:
Os motoristas de aplicativo precisam de renda extra para para fechar uma conta que, diferentemente da época em que tiravam ganhos de R$10 mil, hoje não fecha mais. Por outro lado, o mercado brasileiro de OOH movimenta mais de R$4,4 Bi por ano, cresce rapidamente e o DOOH (Digital Out of Home) promete ser a estrela que vai promover uma grande mudança no setor. Nesse contexto, pensamos:
- "E se juntarmos essas duas pontas para dar a oportunidade às marcas de alcançarem os consumidores nas ruas, mas com a mesma experiência que eles se acostumaram no marketing digital?"
- "E se utilizarmos a plataforma dos carros de aplicativos para a distribuição dessa nova mídia em escala?"
- "E se ainda nos beneficiarmos da mobilidade dessa mídia para aumentarmos o alcance das mensagens dos nossos anunciantes?"
Havia oferta e demanda. Surgiu a Mobees: vendemos espaços de mídia digital móvel e geolocalizada sobre carros de aplicativos.
Somos Smart Digital Out of Home
Somos a primeira plataforma programática de mídia móvel SDOOH (Smart Digital Out of Home) da América Latina que utiliza a rede de motoristas de aplicativos para distribuição em escala e mensuração de publicidade hipersegmentada.
Mentalidade Pró-comunidade
Somos um grupo de pessoas apaixonadas pelo Brasil e especialmente pelo Rio. Acreditamos que temos o dever cívico de impactar a nossa comunidade. Para a Mobees, a Urbanidade é um valor inegociável: queremos impactar positivamente a vida das pessoas nas cidades, sendo sempre um exemplo de boas maneiras e respeito entre os cidadãos.
E essa parte do nosso negócio não está à venda. Tendo isso em vista, resolvendo o problema prioritário que desejamos atacar, adicionamos o que gostamos de pensar como a "cereja no bolo" da nossa proposta de valor:
- 10% do nosso tempo de exibição de anúncios será oferecido gratuitamente às cidades para anúncios sociais e de utilidade pública e outros 10% serão destinados a negócios de bairro a preços reduzidos, tornando a plataforma mais acessível e democrática que qualquer outro canal de mídia exterior existente.
- Nossa tecnologia usará IoT para capturar e processar dados úteis sobre trânsito, mobilidade, condições das ruas, iluminação, temperatura, umidade, poluição etc. que serão oferecidos gratuitamente às Prefeituras para ajudar no desenvolvimento de cidades mais inteligentes e seguras.
Estamos sempre disponíveis para conversar com as Cidades e pensar juntos como contribuir com todas as praças em que atuamos e vamos atuar.
Abelhas nas ruas do Rio
Para nós, fundadores da Mobees, o dia do nosso lançamento marca profundamente as nossas vidas. E sabemos da responsabilidade que temos, principalmente em meio à essa pandemia global. Responsabilidade que assumimos com muita confiança.
E vamos longe, rodando milhares de quilômetros por dia, levando marcas aos seus consumidores, renda a trabalhadores e mais informação para as ruas das cidades.
Porque somos Flávia, Júnior e Fábio, mas também Leonardo, Felipe, Álvaro, Christian e milhares de outros nomes que todos os dias trabalham engajados na realização de seus sonhos e para prover para suas famílias. Como as abelhas. :)
Muito prazer, nós somos a Mobees. Nos vemos em breve.