O encontro da mídia programática com o digital OOH: o que esta tecnologia traz de inovação?

Chegar no público desejado, no local certo e na hora exata. Parece um sonho, mas isso é um resultado bem fácil de ser alcançado quando estamos falando da junção de mídia programática com um OOH digital inteligente, como as telas da Mobees.

Esse combo de tecnologia vem revolucionando a forma de fazer anúncios publicitários em OOH, aumentando as possibilidades criativas e o ROI das marcas anunciantes. Quer entender melhor como isso acontece? Vem com a gente!

Mídia programática no OOH: a reinvenção de um modelo de negócios

Nós já falamos aqui sobre os padrões de compra e venda do OOH tradicional, sobre a demora nas negociações e os altos valores. Essas características inviabilizavam campanhas que precisavam ser mais ágeis ou dificultavam que marcas de pequeno e médio porte negociassem a veiculação.

Imagine que, para botar os seus anúncios publicitários na rua, era preciso enviar diversos e-mails ou fazer ligações para conhecer as possibilidades do inventário e negociar valores.

Com a chegada da mídia programática no OOH digital, esse cenário teve uma guinada de 180º: agora, todo o processo é online e feito através de uma plataforma, que automatiza a compra e venda do inventário através de um sistema de leilão. Assim, quem procura um espaço para posicionar seus anúncios publicitários no OOH digital, já sabe em média quanto será o custo do CPM da sua campanha, sem necessidade de negociação. 

Além de mais rápido e prático, a plataforma de venda da mídia programática é também inteligente. A mídia programática permite que a própria plataforma direcione os criativos da marca anunciante para otimizar as campanhas para o melhor resultado possível.

Construção dos clusters e estratégias de marketing com dados

A mídia programática permite uma segmentação mais precisa das campanhas, usando dados de contexto para aproximar os anúncios publicitários da audiência e direcionar suas estratégias de marketing.

O anunciante pode veicular no seu OOH, por exemplo, criativos que tenham a ver com uma determinada região (por geolocalização), eventos na cidade, condições do trânsito, climáticas, além de datas e horários.

A expectativa de alcance dos anúncios é calculada a partir de uma base de dados que vai cruzar as segmentações para prever números que podem ser alcançados.

Essas possibilidades fazem com que as marcas tenham uma abordagem mais focada no público-alvo que funciona para o seu produto e marca, reduzindo o gasto de orçamento perdido com quem está fora do seu target.

Agilidade para atuar em tempo real

Esse novo modelo de negócios que chegou com fusão entre a mídia programática ao OOH digital permite muito mais agilidade na veiculação, isso já entendemos. Mas dá pra imaginar a quantidade de possibilidades que isso abre em questão de conteúdo?

Restaurantes conseguem anunciar o menu do dia, bares conseguem chamar para o Happy Hour e lojas conseguem divulgar os últimos produtos disponíveis nas suas liquidações. Dá pra atuar de forma a esvaziar o estoque do anunciante, sem entraves de publicação.

Um OOH com resultados mais palpáveis

O OOH tradicional, anterior à mídia programática, não conseguia ter um número certo de quantas pessoas foram impactadas pela sua campanha de anúncios publicitários. Também não era possível saber quando e onde esses impactos aconteceram, além de quantas vezes.

A realidade do universo do OOH digital, conectado e programático é outra! Nós conseguimos extrair dados de geolocalização, de beacons que se comunicam com o celular do público-alvo, de dados trocados por campo de proximidade, entre outras tecnologias, para medir os resultados da sua campanha de marketing.

E o melhor: em tempo real!

É possível saber dados reais da penetração dos seus anúncios publicitários por área da cidade, quantas pessoas eles atingiram, quantas vezes, os dias e horários de melhor resultado para a sua campanha e em quanto está o CPM atual da sua veiculação no OOH.

Ou seja, você dispõe de cada vez mais informações para pautar as tomadas de decisão referentes ao seu orçamento de campanha e para tomar novos rumos (se for o caso) com os seus anúncios publicitários em OOH digital. Você sabe exatamente o que gastou, onde gastou e com quem gastou.

Isso significa um investimento mais assertivo e, por consequência, um ROI maior para as suas estratégias de marketing. Ponto para a mídia programática e para as nossas telas inteligentes!

E por falar nisso, agora que você já conhece os benefícios de trabalhar com uma mídia programática, que tal saber um pouco mais sobre o que a Mobees pode fazer pela sua marca? A gente leva os seus anúncios para onde eles precisarem chegar, com praticidade da veiculação à análise dos resultados. Vem conhecer a Mobees!